domingo, 17 de maio de 2009

Respire com Coordenação - Assim você corre mais e cansa menos


Os corredores pensam em treinar o coração e as pernas, mas raramente se lembram dos pulmões. O fortalecimento do sistema respiratório pode melhorar a corrida. Ao respirar melhor, você leva mais oxigênio para os músculos e ganha resistência.

Respire Direito:

Quem nunca se perguntou se o correto, na hora de correr, é respirar pelo nariz ou pela boca? Muitas teorias já foram discutidas. Para esclarecer o tema, o médico cardiologista, especialista em medicina do esporte e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBME, José Kawazoe Lazzoli, revela alguns detalhes importantes.
“Durante a corrida, a inspiração pelo nariz é mais recomendada, pois há um aquecimento mais eficiente do ar que entra nos pulmões por essa via. Além disso, os pêlos nasais acabam formando uma barreira que retém partículas no ar inspirado", explica. Quanto à expiração, a diferença é que pela boca o fluxo é mais rápido.
Mas a questão não pára por aí. Em muitas situações durante a corrida fica complicado respirar apenas pelo nariz. “O fluxo de ar aumentado que a respiração pela boca permite pode ser mais adequado para um exercício mais intenso”, completa o médico.

Dicas da Treinadora - Mindy Solkin (EUA)

Coordene passadas e a respiração: coordenar a inspiração e expiração com as passadas desenvolve a força do diafragma. Comece com um padrão de respiração 2-2: inspire a cada dois passos e expire a cada dois. Com o passar dos dias de treinamento, aumente para um padrão 3-3 e depois de adaptado ao novo padrão de respiração passe para um 4-4.

A maioria dos corredores respira pelo tórax, não pelo abdome. Quando você respira pelo tórax, os ombros ficam tensos e se movem para cima e para baixo. Isso é energia desperdiçada e deveria ser preservada para a corrida.

Quando você não estiver correndo - Faça um exercício educativo para aprendizado e controle da respiração abdominal: Coloque uma mão sobre o abdome e a outra sobre o tórax. A mão sobre o abdome deve se mover a cada inspiração, ao passo que a mão sobre o tórax deve ficar totalmente parada. Toda vez que você inspira sua barriga deve se encher, como um balão. E toda vez que você expira esse balão deve ser esvaziado.

Abandonar o hábito de respirar pelo tórax pode ser difícil. Então trabalhe a respiração pelo abdome quando não estiver correndo e, logo, você respirará com maior eficiência durante os treinos.

Fonte: Adaptado Revista Runner's World, ed. abril 2009.

Nenhum comentário: